Sobre Petrolina (PE)

O Aeroporto de Petrolina atende um dos principais polos produtores de frutas do país. Em 2021, Petrolina, em Pernambuco, situada às margens do rio São Francisco, foi a primeira colocada no setor de agronegócios no Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios, elaborado por consultoria especializada.

A cidade se destaca pelas belas vinícolas e paisagens naturais, principalmente em passeios de barco pelo Velho Chico, que é considerado um dos maiores atrativos da região.

Microrregião: Petrolina
Nº cidades 08 | População 514 mil | PIB R$ 9,3BI e part. 4,7% na UF 
Fonte: IBGE – valor corrente de 2019

FICHA TÉCNICA

  • NOME: Aeroporto de Petrolina - Senador Nilo Coelho
  • ENDEREÇO: BR 235, km 11, Zona rural - CEP: 56.313-900 - Petrolina/PE
  • SIGLAS IATA /ICAO: PNZ /SBPL
  • ÁREA BRUTA LOCÁVEL (ABL):  336 m², que representam 9,9% do Terminal de Passageiros.
  • SÍTIO AEROPORTUÁRIO: 4.106.673 m²
  • PÁTIO DE AERONAVES - Pátio 1: 4.542 m²  (aviação comercial) / Pátio 2: 4.290 m² (aviação geral) / Pátio 3: 9.191 m² (aviação cargueira)
  • ESTACIONAMENTO DE AERONAVES: Pátio 1: 2 posições C (aviação comercial) / Pátio 2: 6 posições A (aviação geral) / Pátio 3: 3 posições C ou 1 posição E (aviação cargueira)
  • TERMINAL DE PASSAGEIROS: 3.400 m²
  • PASSAGEIROS CAPACIDADE/ANO: 1,5 milhão, aproximadamente/ano
  • DIMENSÕES DA PISTA: Cabeceira: 13 x 31 / Tamanho: 3.250m x 45m
  • TAXIWAY: 3 taxiways
  • ESTACIONAMENTO DE VEÍCULOS: 308 vagas
  • ACESSIBILIDADE: O aeroporto possui 11 cadeiras de rodas e 1 rampa.

HISTÓRICO DO AEROPORTO

Década de 1930
1932 - Vários aeroportos foram construídos para dar apoio ao Correio Aéreo Militar, em especial entre as cidades do Rio de Janeiro e Fortaleza no ano de 1932. Petrolina se antecipou oferecendo o local para a construção de um campo de pouso e a prefeitura deu início às obras.
1933 - No dia 16 de fevereiro de 1933 foi inaugurado oficialmente o aeroporto, com a aterrissagem do primeiro avião do correio Aéreo Militar, um Waco, pilotado pelo Tenente Nelson Lavanery Wanderley.

Década de 1940
1941 - Em 28 de março de 1941 iniciou-se a operação do trecho Rio de Janeiro – Bom Jesus da Lapa – Petrolina – Recife, realizada com uma aeronave Beechcraft 18, pela empresa Navegação Aérea Brasileira – NAB.

Década de 1950
1958 - O Ministério da Aeronáutica assumiu, em 1958, a responsabilidade dos encargos de manutenção e conservação; e o modesto aeroporto continuava cumprindo sua finalidade, até que a urbanização dinâmica e desordenada foi envolvendo-o e deixando-o bem no coração da cidade. Tornou-se imperativo, sob o ponto de vista operacional e de segurança, mudar o local do aeroporto.

Década de 1970
1974 - O evidente potencial socioeconômico da região motivava a construção de um aeroporto de grande porte. Em 1974 iniciaram-se as negociações para a liberação de uma excelente área para abrigar o novo local. Um projeto foi elaborado pelo II COMAR (Comando Aéreo Regional) e pela Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA).
1978 - Pistas e pátio de manobras ficaram prontos em 1978 e, no ano seguinte, o aeroporto estava apto a ser inaugurado. A inauguração estava programada para a ocasião da visita do então presidente da República João Batista de Figueiredo.

Década de 1980
1980 - Tudo estava organizado para a visita do então presidente João Batista de Figueiredo que estaria na região para inaugurar a Eclusa do Lago de Sobradinho, no dia 27 de junho de 1980 e o novo aeroporto. Apesar de a comitiva presidencial ter feito o primeiro pouso oficial no novo aeroporto, recebendo as instruções de proteção de voo ainda das instalações do aeroporto velho, a sua inauguração não se deu nessa data e o aeroporto permaneceu inativo por mais um ano.
1981 - Em outubro de 1981, a Infraero recebeu a incumbência de torná-lo operacional e assumiu a sua administração. Havia dois anos que o aeroporto estava concluído, mas o sistema de comunicações e de proteção ao voo ainda não tinha sido instalado. No dia 28 de outubro, em solenidade presidida pelo então presidente da Infraero, Tenente-Brigadeiro Protásio Lopes de Oliveira, foi oficialmente inaugurado o novo aeroporto de Petrolina.
1984 - O aeroporto que havia sido construído para operação dos modernos aviões de transporte, recebeu até 21 de junho de 1984 apenas pequenas aeronaves particulares e os Bandeirantes da Companhia de Aviação Regional (Nordeste).  Nessa data, um Boeing 737 da Varig, trazendo uma comitiva de altos representantes oficiais, inaugurou a nova fase de linhas comerciais com modelos de grande porte, ligando Petrolina a Recife, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Década de 1990
1995 - O Terminal de Logística de Carga de Petrolina foi inaugurado em 1995.

Anos 2000
2000 - A partir de 17 de fevereiro de 2000, o Aeroporto de Petrolina foi habilitado para pousos e decolagens de aeronaves destinadas ao transporte de cargas internacionais e, em 3 de julho, o então vice-presidente da República, Marcos Maciel, alfandegou o aeroporto em caráter extraordinário, por 6 meses, ou seja, atribuiu a ele qualidade de alfândega.
2002 - Em 1º de julho de 2002, o aeroporto foi alfandegado a título permanente e passou a denominar-se Aeroporto de Petrolina – Senador Nilo Coelho em homenagem a um político brasileiro que foi secretário da fazenda, deputado estadual e federal, governador e senador por Pernambuco.

Década de 2010
2010 - A partir de 1º de novembro de 2010 o Aeroporto de Petrolina - Senador Nilo Coelho passou a operar 24 horas.
2013 - No ano de 2013 houve uma requalificação do terminal de passageiros com ampliações das salas de embarque e desembarque – passando de 307 m² para 788 m² na sala de embarque e de 235 m² para 777 m² na sala de desembarque – e da área de pátio de manobras. Com essa ampliação a capacidade de atendimento passou para um milhão de passageiros ao ano.

fonte: Infraero

Década de 2020
2021 - Após a 6ª rodada de Concessões Aeroportuárias, a CCR sagrou-se vencedora dos blocos Sul e Central, arrematando o Aeroporto Internacional de Petrolina.
2022 - Início da operação do Grupo CCR.