Aeroporto de Joinville orienta moradores sobre cuidados com a fauna nas proximidades do sítio aeroportuário

Para garantir a segurança das operações no Aeroporto de Joinville (JOI), a CCR Aeroportos, concessionária que administra o local, segue protocolos rigorosos que envolvem toda a comunidade aeroportuária. A eficácia dessas ações também depende da colaboração dos moradores que vivem nas proximidades do aeroporto, em relação aos cuidados na região, na conservação da limpeza nas imediações do sítio aeroportuário

A concessionária realiza vistorias periódicas nas áreas operacional e patrimonial do Aeroporto de Joinville, em que são verificadas as cercas com objetivo de identificar e tratar possíveis focos atrativos para evitar a aproximação de aves e também animais domésticos em busca de alimentos.

Incidentes aéreos podem acontecer, por exemplo, devido à colisão entre aeronaves e aves. Diante deste risco, a Supervisora de Qualidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente (QSSMA) da CCR Aeroportos, Adriane Woiciekovski, alerta sobre os perigos para aviação quando do descarte de lixos, entulhos e carcaças de animais mortos no entorno do aeroporto.

“A CCR Aeroportos atua de forma responsável com meio ambiente, por isso reforçamos junto à população que resíduos descartados irregularmente podem atrair aves e outros animais para a área perto do aeroporto e que podem causar interferências, sobretudo, nos momentos de pousos e decolagens, colocando em risco a vida de dezenas de pessoas. Um descuido que também facilita a proliferação de doenças”, explica.

A supervisora alerta ainda sobre os animais domésticos que muitas vezes fogem de suas residências e adentram as áreas do aeroporto causando transtornos como a necessidade do avião arremeter em função da presença do animal na pista aumentando assim o risco operacional e atrasos nos voos.

Além da fauna, a flora também merece atenção especial, pois as árvores podem afetar as condições de segurança do aeroporto. “Por isso, pedimos a colaboração da vizinhança para manter o controle de podas das árvores e arbustos que possam ter interações diretas com as estruturas do aeroporto. Assim, conseguiremos manter uma condição mais adequada e segura para todos”, reforça Adriane.

Desde que assumiu a administração do Aeroporto Internacional de Curitiba e de outros 15 aeroportos no primeiro semestre do ano passado, a CCR Aeroportos trabalha para aumentar cada vez mais a segurança das operações, tanto durante os pousos e decolagens, quanto em solo. Uma das ações preventivas realizadas pela concessionária é a vistoria externa da Área de Segurança Aeroportuária (ASA), que compreende um raio circular de 20 km a partir da localização do aeroporto. Esse perímetro é monitorado, com regularidade, para evitar a presença de edificações, atrativos ou animais que afetem ou limitem a operação do aeroporto. 

Sobre a CCR Aeroportos | A CCR Aeroportos, Negócio do Grupo CCR, opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros/ano.