Avião da FAB realiza vistoria em sistema de pouso no Aeroporto de Joinville

Joinville, 14 de abril de 2023 - O Aeroporto de Joinville, administrado pela CCR Aeroportos, mantém um rigoroso comprometimento com a segurança nas operações e, na última terça-feira (11), recebeu a aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo – GEIV, da Força Aérea Brasileira (FAB). Entre os vários voos de inspeção realizados pela aeronave da FAB, foi verificado o PAPI (Precision Approach Path), que significa Sistema Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão.

O PAPI é um sistema de auxílio visual à navegação aérea que tem o objetivo de informar os pilotos sobre a altitude ideal da aeronave na fase de aproximação para pouso.  Durante o voo, a aeronave do GEIV avaliou a qualidade dos sinais emitidos pelos equipamentos de auxílio à navegação, realizando análises e medições e os resultados do Aeroporto de Joinville foram satisfatórios, seguindo as exigências da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

 

Aeronave do GEIV realiza inspeção nos aeroportos do Uruguai. Uma aeronave-laboratório do do Grupo de Inspeção de Voo da FAB (GEIV) da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou a inspeção de auxílios à navegação aérea e procedimentos de voo por instrumentos nos principais aeroportos do Uruguai. A missão foi realizada pelo IU-50 (designação militar do Embraer Legacy 500), matrícula FAB 3603, entre os dias 20 e 27 de novembro. Entre os vários voos de inspeção realizados pelo “GEIV 03”, foram verificados os Sistemas de pouso por instrumentos (ILS) das cabeceiras 19 e 25 e o sistema VOR (Very High Frequency Omnidirectional Range) do Aeroporto Internacional de Carrasco (MVD/SUMU), em Montevidéu.

 

O trabalho que o GEIV pois a inspeção em voo permite que as companhias aéreas e a aviação geral e militar continuem realizando suas atividades com segurança. 

São aeronaves aparentemente comuns, porém são equipadas com instrumentos de aferição indispensáveis à inspeção em voo. No ar, as aeronaves do GEIV avaliam a qualidade dos sinais emitidos pelos equipamentos de auxílio à navegação, fazendo análises e medições.

 

 

Sobre a CCR Aeroportos

A CCR Aeroportos, Negócio do Grupo CCR, opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros/ano.

 

 

Informações para a imprensa

InPress

ccraeroportos@inpresspni.com.br

(11) 98916-3443 | (11) 99977-7382