Direto da Europa: Aeroporto Internacional Afonso Pena inaugura décima rota de transporte de cargas internacional

Curitiba, 22 de fevereiro de 2024 – Com crescimento acelerado desde o ano passado, o terminal de cargas do Aeroporto Internacional Afonso Pena, administrado pela PacLog em parceria com a CCR Aeroportos, inaugurou uma nova rota internacional de transporte de produtos neste início de 2024. Operado pela LATAM em um Boeing B767-300, o novo voo vindo de Amsterdã será realizado semanalmente, aumentando o fluxo de importações e exportações que passam pelo terminal aeroviário paranaense. Serão três operações semanais aos domingos, quartas e sextas-feiras. Atualmente, o Afonso Pena é o quinto aeroporto do País em volume de importações e registrou um crescimento expressivo de rotas internacionais cargueiras desde o início de 2023, saltando de seis para dez.

O novo voo tem capacidade de transporte aproximada de 52 toneladas de produtos, volume suficiente para colaborar com o crescimento do fluxo de cargas do aeroporto que é o maior hub de transporte aéreo de mercadorias do Sul do Brasil com larga vantagem. Entre os itens importados “protagonistas”, destaque para o segmento farmacêutico, de maquinário/peças e o tecnológico. Juntos, estes produtos respondem por pouco mais de dois terços do volume de importação de CWB.

Com um crescimento estimado de 66% em relação ao volume de voos internacionais cargueiros registrados no início de 2023, o terminal de cargas do Afonso Pena recebe semanalmente quatro rotas vindas dos Estados Unidos, e seis vindas da Europa. Segundo os administradores, há demanda suficiente para pelo menos dobrar este volume de voos nos próximos anos. O aeroporto é especialmente estratégico para o fluxo nacional de importações e exportações dada a alta demanda do setor industrial das regiões Sul e Sudeste.

A gerente de cargas da CCR Aeroportos, Lilian Françoso, destaca a retomada do crescimento do terminal paranaense e reforça a projeção otimista para o setor nos próximos anos: “Estamos diante de um incremento expressivo de operações do terminal de cargas no Afonso Pena. Trabalhando em parceria com a PacLog, temos conseguido consolidar CWB como um dos hubs logísticos aéreos de maior destaque do País. Essa rota vinda da Europa apenas reforça uma tendência de crescimento que está evidenciada com o surgimento contínuo de novos voos desde o início do ano passado. Estamos satisfeitos com o momento e confiantes de que teremos ainda mais rotas ao longo dos próximos anos”, completa.


Sobre a CCR Aeroportos
A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros por ano.


Informações para a imprensa

Aeroporto Internacional de Curitiba (CWB)
Grupo Excom 
José Luiz Sykacz | (41) 9 9916-1878 | jose.luiz@excom.com.br
Juliane Fladzinski | (41) 9 9792-3025 | juliane.f@excom.com.br
Cecile Freire Krüger | (41) 9 8848-2726 | cecile@excom.com.br

CCR Aeroportos
InPress Porter Novelli
Glauco Nascimento | (11) 98916-3443 | glauco.nascimento@inpresspni.com.br
Mariana Belloti | (11) 99977-7382 | mariana.belloti@inpresspni.com.br