Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu realiza exercícios simulados para reforçar protocolos de segurança

A CCR Aeroportos realizou nesta quinta-feira, 24 de agosto, os exercícios ESAB (Exercício simulado de ameaça de bomba) e ESAIA (Exercício simulado de apoderamento ilícito de aeronave), no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. O simulado envolveu, aproximadamente, 60 pessoas, entre agentes de segurança, empresas aéreas e colaboradores do aeroporto, além de representantes da Polícia Federal e Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Foz do Iguaçu (DTCEA-FI).

 

O exercício, previsto em Regulamento Brasileiro de Aviação Civil da ANAC e Programa Nacional de Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita, contribuiu para testar os protocolos de segurança, ações de contingência, recursos tecnológicos e o alinhamento entre a CCR Aeroportos e os órgãos de segurança em cenários de crise. Durante a atividade, as operações no aeroporto seguiram normalmente.

 

“Este foi o primeiro simulado deste tipo realizado em Foz do Iguaçu na gestão CCR Aeroportos. Mantemos o diálogo constante com os órgãos de segurança que atuam diariamente no Aeroporto e possuímos uma relação de parceria, porém, em exercícios como esse que podemos testar a capacidade de cada setor de atuarem mutuamente dentro de suas esferas de competência. Apesar de ser um simulado, empregamos resoluções reais e que nos deixam muito mais preparados para quaisquer cenários de crise”, disse o gerente do Aeroporto de Foz, Wander Melo Jr.

 

 

Simulação de mesa

 

Os exercícios foram feitos separadamente, a partir de falsos comunicados enviados para as equipes de segurança do Aeroporto. Em ambos os casos, ativou-se o Centro de Operações de Emergências (COE), para deliberar as ações decorrentes.

 

A cada novo agravante surpresa indicado pela coordenação do evento as equipes deveriam acionar os protocolos de isolamento, realizar tratativas envolvendo os passageiros e atuar no controle de riscos e disseminação de informações.

 

“O simulado mostrou resultados excelentes e que nos deixarão mais capacitados para ocorrências reais. Agradeço a participação de todos os envolvidos, desde a criação dos cenários ao processo de resolução. Estar na mesma página é o que fará a diferença na atuação. Aprendemos juntos e resolvemos de forma integrada”, disse o chefe da Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, Marco Smith.

 

Sobre a CCR Aeroportos

 

A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em cinco países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros por ano.

 

Mais informações à Imprensa

InPress

ccraeroportos@inpresspni.com.br

(11) 98916-3443 | (11) 99977-7382