Sobre Imperatriz (MA)

O Aeroporto de Imperatriz é a porta de acesso para o sudoeste do Maranhão, uma das mais populosas e importantes regiões turísticas e culturais do Estado. Além de importante acesso à região sudoeste do Estado, o aeroporto é a melhor opção para quem deseja visitar a Chapada das Mesas - conhecida por suas cachoeiras, pinturas rupestres e enormes esculturas naturais.

Microrregião: Imperatriz
Nº cidades 16 | População 600 mil | PIB R$ 12,3BI e part. 12,6% na UF 
Fonte: IBGE – valor corrente de 2019

FICHA TÉCNICA

  • NOME: Aeroporto de Imperatriz – Prefeito Renato Moreira
  • ENDEREÇO: Av. Moacyr Spósito Ribeiro, s/n - CEP:  65913-415
  • SIGLAS IATA /ICAO: IMP /SBIZ
  • SÍTIO AEROPORTUÁRIO: 2.918.069 m²
  • PÁTIO DE AERONAVES - Pátio 1: 16.470 m² (aviação comercial)
  • ESTACIONAMENTO DE AERONAVES: Pátio 1:  1 posição C + 3 posições C tamanhos inferiores + 6 posições A (aviação comercial)
  • TERMINAL DE PASSAGEIROS: 2.380 m²
  • PASSAGEIROS CAPACIDADE/ANO: 2,1 milhão, aproximadamente/ano
  • DIMENSÕES DA PISTA: Cabeceira: 07 x 25 / Tamanho: 1.798m x 45m
  • TAXIWAY: 2 taxiways
  • ESTACIONAMENTO DE VEÍCULOS: 280 vagas
  • ACESSIBILIDADE: O aeroporto possui 8 cadeiras de rodas.

HISTÓRICO DO AEROPORTO

Década de 1930
1930 -  A cidade de Imperatriz, no final da década de 1930, era atendida pelo transporte aéreo regular por meio dos hidroaviões Junker, operados pelo Sindicato Condor.

Década de 1940
1940 - A partir do final da Segunda Guerra Mundial, entrou em operação o primeiro aeroporto com pista de terra, localizado na área ocupada hoje por diversos órgãos públicos como o Hospital Regional, a Universidade Federal, o Fórum de Justiça e os Colégios Graça Aranha e Dorgival Pinheiro de Sousa.

Década de 1950
1950 - Em março de 1955, a companhia aérea Cruzeiro começou a operar no aeroporto, utilizando aeronaves DC-3.

Década de 1960
1960 - Até dezembro de 1967, o aeroporto foi servido regularmente pela Real - Aerovias Brasil. Em janeiro de 1968, a Varig (Viação Aérea Rio-Grandense) começou a operar no local, também com a aeronave DC-3, com frequência de dois voos semanais. Estudos realizados a partir do final da década de 60 indicaram a necessidade de construção de um novo aeroporto, com capacidade de atendimento a aeronaves modernas e com melhores condições de infraestrutura. Foi escolhida uma área situada a 5 quilômetros do centro da cidade.

Década de 1970
1970 - As obras do novo aeroporto foram executadas por administração direta da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica – COMARA, mediante encomenda e indenização do Primeiro Comando Aéreo Regional - I COMAR, e concluídas em 25 de maio de 1973.

Década de 1980
1980 - Em 3 de outubro de 1980, o aeroporto passa à jurisdição técnica, administrativa e operacional da Infraero.

Anos 2000
2000 - O nome oficial – Aeroporto de Imperatriz - Prefeito Renato Moreira foi dado em 2003 em homenagem a um político local que, em sua segunda gestão na prefeitura da cidade, foi morto em uma banca de frutas de uma feira livre.

Década de 2010
2010 - No início de 2011, com finalização em 2012, o terminal de passageiros passou por uma grande reforma e ampliação, aumentando sua área de 1.118 para 2.164 m².

Fonte: Infraero

Década de 2020
2021 - Realizada a 6ª Rodada de Concessões Aeroportuárias pelo Governo Federal, na qual o Grupo CCR arrematou os aeroportos dos Blocos Sul e Central, incluindo Aeroporto de Imperatriz.
2022 - Início da operação da CCR Aeroportos.