Sobre Londrina (PR)

O Aeroporto de Londrina atende um dos mais importantes polos de desenvolvimento do Paraná, exercendo grande influência na economia de todo o Estado. Londrina é a 2ª maior cidade do Paraná com população de 815.000 habitantes. O comércio tradicional e diversificado da cidade é referência na região. Segundo o levantamento mais recente do IBGE de 2019, Londrina é a segunda maior economia paranaense, correspondendo a 6,8% do PIB do estado.

FICHA TÉCNICA

  • NOME:  Aeroporto de Londrina
  • ENDEREÇO:  R. Ten. João Maurício Medeiros, 300 Novo Aeroporto - Londrina - PR CEP: 86.039-100
  • SIGLAS IATA /ICAO: LDB/SBLO
  • ÁREA BRUTA LOCÁVEL (ABL): 821 m², que representam 18,25% do terminal de passageiros, distribuídos em térreo e 1° pavimento
  • SÍTIO AEROPORTUÁRIO: 1.463.097,56 m²
  • PÁTIO DE AERONAVES: Pátio 1: 38.910 m² (aviação comercial e aviação geral)
  • ESTACIONAMENTO DE AERONAVES: Pátio 1: 4 posições C + 2 posições C tamanhos inferiores +2 posições B + 6 posições A (aviação comercial e aviação geral)
  • TERMINAL DE PASSAGEIROS: 6.350m²
  • PASSAGEIROS CAPACIDADE/ANO: 2,4 milhão, aproximadamente/ano
  • DIMENSÕES DA PISTA: Cabeceira: 13 x 31 / Tamanho: 2.100m x 45m
  • TAXIWAY: 5 taxiways
  • ESTACIONAMENTO DE VEÍCULOS: 340 vagas
  • ACESSIBILIDADE: O aeroporto possui 20 cadeiras de rodas, 3 pontes de embarque, 1 equipamento de oxigênio, 36 macas, 1 stair track, 1 micro-ônibus e 3 mamuth.

HISTÓRICO DO AEROPORTO

Década de 1940
1949 - A história do Aeroporto de Londrina - Governador José Richa, inicia-se em 1949 quando foi erguida uma casa de madeira no local onde hoje é o atual aeroporto, na zona Leste da cidade. 

Década de 1950
1956 - Em 8 de abril de 1956 foi inaugurada a estação de passageiros do Aeroporto pelo então prefeito Antônio Fernandes Sobrinho. O Aeroporto de Londrina - Governador José Richa foi o terceiro campo mais movimentado do país durante vários anos. Entre o final da década de 50 e o início da década de 60, a região Norte do Paraná se desenvolvia aceleradamente devido ao avanço do café no interior do país.
1958 - Em 1958 o aeródromo alcançou a terceira posição, superado apenas por Congonhas em São Paulo e Santos Dumont no Rio. Segundo registros, em julho de 1959 o movimento médio diário teve o seu pico, superando 125 operações entre pousos e decolagens da aviação regular, particular e táxis aéreos.

Década de 1960
1962 - O intenso movimento manteve-se até 1962, e em 1963, já abalado pelos efeitos da crise do café, a atividade na região caiu, passando o aeroporto para a 11ª posição entre os aeroportos nacionais. Os números realmente eram espantosos. Em 1962, foi registrado um total superior a 49 mil operações entre pousos e decolagens e um movimento de 250 mil passageiros.

Década de 1980

1980 - Em 1980 a administração do aeródromo passou para a Infraero e inúmeras mudanças foram feitas nas dependências do aeroporto, com destaque para o recapeamento asfáltico e fresamento da pista de pouso em 2010.

Anos 2000
2000 - A grande reforma do Terminal de Passageiros teve início em 2000 e foi finalizada em 2002. O atual terminal tem cerca de 7000 m², 5200 m² a mais que o antigo. O restaurante também foi ampliado e um auditório com 147 m² com capacidade de 120 pessoas foi construído. Além disso, foi implantada uma torre de controle, com 29,71 metros de altura, equivalente a um prédio de 9 andares.
2008 - No ano de 2008 o então Presidente José de Alencar sancionou a lei n°11.766/08 no dia 05 de agosto de 2008 mudando o nome do aeroporto para Aeroporto de Londrina - Governador José Richa. O Terminal de Cargas Internacional foi inaugurado em 5 de dezembro de 2008. O presidente da Infraero na época, Sérgio Gaudenzi, fez a entrega do investimento à cidade. O TECA tem como principal objetivo agilizar a importação e a exportação de mercadorias na região.
 
Década de 2010
2012 - Em 2012 a Infraero realizou obras de recapeamento e implantação de grooving da pista de pouso e decolagem. As intervenções aumentaram a durabilidade, a capacidade de escoamento e a aderência da pista, tornando as operações de pouso e decolagem no aeroporto ainda mais seguras.
2015 - Já no ano de 2015, o Aeroporto de Londrina instalou três conectores climatizados projetados para fazer a interligação entre salas de embarque e desembarque e as aeronaves. Os equipamentos fazem parte do sistema ELO, que permite aos passageiros mais acessibilidade e conforto na hora de entrar e sair dos aviões. O sistema, produzido totalmente em terras brasileiras, se diferencia da estrutura suspensa tradicional das pontes de embarque – chamadas de fingers – por estabelecer uma ligação com o avião a partir de uma passarela em solo, que ainda apresenta duas opções para chegar à porta da aeronave: por escada ou por elevador, para uso de cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida. O terminal de Londrina foi o quarto aeroporto da Infraero a receber o sistema.
2017 - Em 2017 foi realizada a ampliação da área de embarque de 400 m² para 1,2 mil m². O espaço conta com quatro portões de embarque, novos e mais espaçosos canais de inspeção, espaços para estabelecimentos comerciais, com cerca de 400 assentos. Também foram instalados novos banheiros na área de embarque e no saguão, com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais e fraldário. 

Década de 2020
2020 - O Aeroporto de Londrina recebeu o Certificado Operacional de Aeroporto da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 10/11/2020, que reconhece a capacidade operacional do terminal e seu funcionamento de acordo com parâmetros de segurança e excelência estabelecidos pelos órgãos da aviação civil nacional e internacional. 

As avaliações são orientadas pela Organização Internacional de Aviação Civil (OACI), que determina os critérios operacionais a serem atendidos por terminais no mundo inteiro.

Fonte: Infraero

Década de 2020
2021 - Realizada a 6ª Rodada de Concessões Aeroportuárias pelo Governo Federal, na qual o Grupo a CCR arrematou os aeroportos dos Blocos Sul e Central, incluindo Aeroporto de Londrina.
2022 - Início da operação da CCR Aeroportos.