Sobre Pampulha (MG)

Inaugurado em 1933, o Aeroporto da Pampulha fica localizado a 8,3 quilômetros do centro da cidade e é um dos principais polos de manutenção de aeronaves, aviação geral e executiva do Brasil. 

Belo Horizonte, o sexto município mais populoso do país e o terceiro do Sudeste, possui vocação para os negócios e se caracteriza pela predominância do setor terciário em sua economia, com destaque para o comércio, serviços financeiros, atividades imobiliárias e administração pública. A capital do Estado possui uma das melhores infraestruturas do país, posicionada estrategicamente em um eixo logístico que liga as regiões Sul, Norte, Sudeste e Centro-Oeste.

O município, com base nos dados de 2017 e divulgados pelo IBGE em 2019, conta com uma população de 2,51 milhões de habitantes e um PIB de R$ 88,9 bilhões. 

FICHA TÉCNICA

  • NOME:  Aeroporto da Pampulha
  • ENDEREÇO:  Praça Bagatelle, n° 204, São Luiz CEP: 31270-705 Belo Horizonte - MG
  • SIGLAS IATA /ICAO: PLU / SBBH
  • Área Bruta Locável (ABL): 1.074,79m², que representam 23,22% em relação à área total do Terminal de Passageiros, distribuídos em Térreo/1º piso e 2º piso.
  • SÍTIO AEROPORTUÁRIO: 1.827 milhão de m² (civil) e 258 mil m² (área militar)
  • PÁTIO DE AERONAVES: Pátio Princpal 1: 39.310 m² / Pátio 2: 53.500 m²
  • ESTACIONAMENTO DE AERONAVES: Pátio 1: 8 posições / Pátio 2: 43 posições
  • TERMINAL DE PASSAGEIROS: 4.629 m²
  • PASSAGEIROS CAPACIDADE/ANO: 2,2 milhões, aproximadamente/ano
  • DIMENSÕES DA PISTA: Cabeceira: 13 x 31 / Tamanho: 2.634m x 45m
  • TAXIWAY: -
  • ESTACIONAMENTO DE VEÍCULOS: 274 vagas
  • ACESSIBILIDADE: N/A. 

HISTÓRICO DO AEROPORTO

Década de 1930
1930 - As atividades do aeroporto tiveram início em 1933 e o principal objetivo era atender aos voos do Correio Aéreo Militar, na chamada Linha de São Francisco, que ligava o Rio de Janeiro a Fortaleza. O aeroporto era uma das escalas e sua denominação oficial, na época, era Destacamento de Aviação. No início dos anos 1930, o Aeroporto da Pampulha foi considerado apto para o tráfego da aviação comercial e, em 2 de setembro de 1936, por meio da Lei n.º 76, o Governo Mineiro foi autorizado a conceder à Panair do Brasil o direito de explorar a linha entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
1936 - Em 23 de abril de 1936 é transformado em Núcleo do 4º Regimento de Aviação, com uma pista de grama com dimensões para operação com aeronaves do Correio Militar tipo Waco-Cabine, Piper e Beech-Mono.
1937 - Em 23 de março de 1937, foi oficialmente inaugurada a linha comercial Rio-BH-Rio, com um avião bimotor Lockeed 10E Electra I, PP-PAS, com capacidade para dois tripulantes e seis passageiros.

Década de 1940
1941 - Em 1941, o aeroporto foi transferido para a Força Aérea Brasileira após a criação do Ministério da Aeronáutica. Nessa época já ficava evidente a necessidade de ampliação da pista do aeroporto.
1943 - Em 1943 a pista é ampliada e suas dimensões alteradas para 1.500 x 45 metros, passando a receber aeronaves como o Curtiss-Comander, Beechcraft, Lodstar e Catalinas.

Década de 1950
1950 - No início dos anos 1950 a pista passou a ter 1.700 metros e, em 1953 o aeroporto recebeu balizamento noturno. Posteriormente, a pista foi sendo sucessivamente ampliada de forma a receber aeronaves cada vez maiores.
1954 - Um novo terminal de passageiros foi inaugurado em 1954.

Década de 1970
1973 - O Aeroporto da Pampulha foi incorporado à Infraero em 3 de dezembro de 1973.
1978 - Em 1978, foi criada a Comissão Coordenadora do Projeto Aeroportuário de Belo Horizonte – COPAER/BH para conceber e construir o novo aeroporto internacional mineiro, em Confins. A obra foi iniciada em 1979.

Década de 1980
1984 - O Aeroporto Internacional de Confins – Tancredo Neves foi inaugurado em 1984, diminuindo consideravelmente o movimento do Aeroporto da Pampulha.
1986 - Somente em 1986, com a criação dos voos diretos ao centro conhecidos como VDC, a Pampulha retoma suas atividades com demanda crescente.

Década de 1990
1990 - Em 1990, com a inserção de modernas aeronaves a jato ligando Belo Horizonte a outras capitais, um grande número de passageiros voltou a utilizar o Aeroporto da Pampulha, atraídos por sua proximidade com o centro da capital mineira.

Década de 2000
2002 - No ano de 2002, o Aeroporto da Pampulha bateu o recorde histórico, com 3.073.976 passageiros passando pelos seus portões de embarque e desembarque, e um total de 88.737 operações de pouso e decolagens.
2004 - Em homenagem ao centenário de nascimento do grande poeta e escritor mineiro Carlos Drummond de Andrade, no ano de 2004 o aeroporto passou a ser oficialmente denominado Aeroporto de Belo Horizonte/Pampulha – Carlos Drummond de Andrade.
2005 - O antigo Departamento de Aviação Civil - DAC e a Infraero transferem em 2005 os voos de longa distância da Pampulha para o Aeroporto Internacional de Confins – Tancredo Neves. Com isso, o Aeroporto de Belo Horizonte/Pampulha – Carlos Drummond de Andrade passou a atender as principais cidades de Minas Gerais e se firmou como um dos principais aeroportos regionais do Brasil. 

Década de 2010
2010 - Na última década, a Infraero promoveu obras para melhoria das pistas, pátios e terminal de passageiros, implantou a nova torre de controle, a revitalização das subestações e taxiways, a substituição das torres de iluminação e a adequação da sala AIS (Serviço de Informação Aeronáutica).

Fonte: Infraero

Década de 2020
2021 - Realizada a 6ª Rodada de Concessões Aeroportuárias pelo Governo Federal, na qual o Grupo a CCR arrematou os aeroportos dos Blocos Sul e Central, incluindo Aeroporto da Pampulha.
2022 - Início da operação da CCR Aeroportos.