Sobre Pelotas (RS)

O Aeroporto Internacional de Pelotas está localizado estrategicamente a 7 quilômetros do centro da cidade e com fácil acesso à BR 116, facilidade que permite sinergia entre os modais aéreo e rodoviário. O município tem sua economia baseada no agronegócio e no comércio, com destaque para o fato de ser o maior produtor de pêssego para compota. Rica em cultura e história, a cidade é famosa pela Fenadoce – Feira Nacional do Doce, festa que recebe visitantes de todo o país, especialmente pelos famosos doces de origem portuguesa.

No ano de 2018, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) atribuiu à cidade o selo de Patrimônio Cultural Brasileiro.

Microrregião: Pelotas
Nº cidades 10 | População 502 mil | PIB R$ 13,2BI e part. 2,8% na UF 
Fonte: IBGE – valor corrente de 2019

FICHA TÉCNICA

  • NOME: Aeroporto Internacional de Pelotas - João Simões Lopes Neto
  • ENDEREÇO: Av. Zeferino Costa, s/n, Três Vendas - Pelotas/RS - CEP: 96070-480
  • SIGLAS IATA /ICAO: PET / SBPK
  • SÍTIO AEROPORTUÁRIO: 2.728.318,69 m²
  • PÁTIO DE AERONAVES - Pátio 1: 15.390 m² (aviação comercial e aviação geral)
  • ESTACIONAMENTO DE AERONAVES: Pátio 1: 3 posições C + 8 posições A (aviação comercial e aviação geral)
  • TERMINAL DE PASSAGEIROS: 930 m²
  • PASSAGEIROS CAPACIDADE/ANO: 0,8 milhão, aproximadamente/ano
  • DIMENSÕES DA PISTA 1: Cabeceira: 06 x 24 / Tamanho: 1.980m x 42m
  • DIMENSÕES DA PISTA 2: Cabeceira: 15 x 33 / Tamanho: 1.230m x 38m
  • TAXIWAY: 1 taxiway
  • ESTACIONAMENTO DE VEÍCULOS: 42 vagas
  • ACESSIBILIDADE: O aeroporto possui 8 cadeiras de rodas, 16 equipamentos de ar comprimido, 2 equipamentos de oxigênio, 15 macas e 1 liftcar.

HISTÓRICO DO AEROPORTO

Década de 1920
1928 - Em 1º de maio de 1928 a cidade foi incluída na rota do voo que entrava no Brasil por Natal (RN) passando pelo Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Porto Alegre (SC) e Pelotas, de onde seguia para Buenos Aires, na Argentina, sua última escala. O voo épico era pilotado pelo célebre escritor Antoine de Saint-Exupéry, autor do famoso livro “O Pequeno Príncipe”.
1929 - A história da aviação em Pelotas remonta aos primórdios da aviação mundial quando uma ligação aérea entre a Europa e a América do Sul foi implantada, por meio da Aeropostale, o correio aéreo francês. A Varig, em 8 de maio de 1929, realizou seu voo pioneiro fazendo a linha Porto Alegre-Pelotas-Rio Grande.

Década de 1930
1935 - Em 1935 foi construída uma pequena estação de passageiros, em madeira de lei, intitulada Aeroporto Internacional de Pelotas, pelo Departamento de Aviação Civil – DAC.

Década de 1940
1947 - A aviação agrícola no Brasil teve início no Rio Grande do Sul, na região de Pelotas, por causa de uma praga de insetos, em 1947.

Década de 1980
1980 - A partir de outubro de 1980 o Aeroporto Internacional de Pelotas passou à jurisdição da Infraero.
1982 - A Estação de Apoio Antártico – ESANTAR foi criada em 1982, possibilitando que as atividades do Programa Antártico Brasileiro, por intermédio da Missão PROANTAR, tivessem início em 1983 graças ao convênio firmado entre a Fundação Universidade do Rio Grande – FURG e a Comissão Interministerial para os Recursos do Mar – CIRM.

Década de 1990
1990 - No final dos anos 1990, o aeroporto passou por uma reforma importante. Em 1998, já ampliado e totalmente modernizado, o local foi entregue com a área do terminal de passageiros duplicada.

Anos 2000
2001 - Em  2001, o então governador do estado do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, referendou a internacionalização do Aeroporto Internacional de Pelotas, sendo o primeiro voo internacional realizado pela aeronave CXBKM, de propriedade do Frigorífico Miramar.

Década de 2010
2013 - Várias melhorias foram realizadas desde 2013, como o início do funcionamento 24 horas, reforma e recuperação da pista e pátio e instalação do indicador de trajetória de aproximação de precisão - sistema auxiliar para as operações de pouso e decolagem com baixa visibilidade (sistema PAPI).
2014 - Na tarde do dia 5 de maio de 2014, chegou ao aeroporto o grupo de pilotos da linha francesa Latécoère Aéropostale, que refez de forma simbólica, a partir de Montevidéu no Uruguai, o roteiro do Raid Latécoère percorrido pela empresa de aviação de correios, depois da primeira guerra mundial. Após Pelotas, primeira do roteiro, as aeronaves seguiram para Florianópolis (SC), Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Ilhéus (BA), Recife (PE) e Natal (RN), última cidade do trajeto.
2015 - A partir de abril de 2015, o nome oficial do aeródromo passou a ser Aeroporto Internacional de Pelotas – João Simões Lopes Neto, em homenagem ao cronista pelotense, autor dos livros “Cancioneiro Guasca”, “Contos Gauchescos”, “Lendas do Sul” e “Casos do Romualdo”.
Fonte: Infraero

Década de 2020
2021 - Realizada a 6ª Rodada de Concessões Aeroportuárias pelo Governo Federal, na qual o Grupo a CCR arrematou os aeroportos dos Blocos Sul e Central, incluindo o Aeroporto Internacional de Pelotas.
2022 - Início da operação da CCR Aeroportos.