Aeroporto de Teresina alerta sobre pipas em escolas da capital

Com o propósito de conscientizar sobre os riscos de soltar pipas nas proximidades do terminal aeroportuário, a CCR Aeroportos, empresa que administra o Aeroporto de Teresina (THE), está realizando a campanha “Pipa legal é pipa longe do aeroporto” em escolas do município. A ação acontece até o final de junho em escolas que atendem crianças e adolescentes e traz o alerta importante para segurança de todos da região.

 

Somente em 2023, já foram recolhidas 74 pipas no sítio aeroportuário. Em um único dia do mês de março, as equipes do terminal chegaram a recolher 40 pipas. O projeto acontece até o fim de junho, mês que antecede as férias escolares. Além das pipas, o descarte irregular do lixo também foi pauta nas salas de aula. “A garantia da segurança operacional em nossos aeroportos também depende da consciência e atitude das comunidades do nosso entorno. Por isso, é tão importante para nós, gestores responsáveis pela segurança das operações, levarmos esse tema para as escolas das proximidades, para sensibilizarmos desde já as crianças a respeito dos riscos e problemas gerados pela prática de empinar pipas em áreas próximas aos aeroportos. Que acabam levando e disseminando essas informações em suas casas”, ressalta Ingrid Mimoso, Gerente do Aeroporto de Teresina.

 

Ao todo, cinco escolas municipais farão parte da campanha. Entre elas, a Escola Municipal Minha Casa já recebeu a visita da equipe do aeroporto. “É a primeira vez que vejo uma campanha como essa. E com certeza só tem a contribuir para esclarecer para as nossas crianças o quanto é perigoso a questão do acúmulo de lixo nas residências deles, que são próximas do aeroporto e também nesse período das pipas. Com certeza é muito válido e só vai trazer benefícios para nossa comunidade”, pontua Leiliane Gonçalves, Gestora pedagógica da escola.


A CCR segue protocolos rigorosos que envolvem toda a comunidade aeroportuária com fiscalização da área ao redor do terminal. Esse monitoramento tem o objetivo de identificar irregularidades que possam afetar as operações do aeroporto. As pipas podem atingir grandes distâncias e gerar riscos para as operações do aeroporto, passageiros e para população. Por isso, o Aeroporto de Teresina traz informações importantes para evitar que ocorrências aconteçam.

 

- O ar quente provocado pelo motor de um avião pode gerar fortes ventos a uma temperatura elevada, por isso, não se deve entrar no sítio aeroportuário para capturar a pipa caída

 

- Pipas podem enroscar nas aeronaves nas horas de pousos ou decolagens

 

- O cerol pode cortar ou danificar equipamentos e causar acidentes

 

- As pipas podem ser sugadas pelos motores e comprometer os voos

 

Vale ressaltar também que praticar qualquer ato que possa impedir ou dificultar a navegação aérea ou expor a perigo aeronaves são crimes.

 

Sobre a CCR Aeroportos

 
A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em cinco países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros por ano.
 

Mais informações à Imprensa

InPress

ccraeroportos@inpresspni.com.br

(11) 98916-3443 | (11) 99977-7382