Aeroporto Afonso Pena diminui em até 90% o consumo de água ao adotar a reutilização de cerca de 20 mil litros por dia com ETA

A Estação de Tratamento de Água (ETA) do Aeroporto Internacional Afonso Pena é mais um passo dado pela CCR Aeroportos em direção a um futuro melhor para o meio ambiente. O complexo, que coleta e trata a chuva para reutilização, possui um sistema completo de filtragem e armazenamento, operado por uma equipe técnica especializada que processa cerca de 20 mil litros por dia, resultando em uma economia no consumo de recursos hídricos de até 90%.

 

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que o consumo de água por pessoa no Brasil possa exceder 200 litros por dia, considerando as necessidades básicas biológicas e de higiene. Diante desse contexto, a adoção de medidas de economia de água no Aeroporto Afonso Pena representa uma economia significativa. Em média, a economia mensal de água no Aeroporto equivale ao consumo de 180 pessoas por mês, considerando um uso mediano.

 

Fábio Lúcio, técnico de Meio Ambiente no aeroporto, revela que mesmo sendo usada para os sanitários, a água é tratada e preparada para atingir a condição necessária de uso. “São 15 filtros diferentes pelos quais ela passa, além de receber o tratamento com produtos como o hipoclorito, garantindo que a coleta das chuvas esteja limpa e sem possibilidade de transmissão de qualquer tipo de contaminação. Além disso, a ANVISA realiza uma análise mensal, com laudos que atestam a qualidade, garantindo que tudo esteja ocorrendo em conformidade com as determinações dos órgãos competentes”, afirma Fábio.

 

Estima-se que o planeta poderá sofrer um déficit hídrico global de 40% até 2030, em um cenário “sem alterações”, de acordo com o 2030 Water Resources Group. Nos últimos anos, companhias de diversos setores estão cada vez mais conscientes e engajadas em reduzir o consumo de água para preservar os recursos hídricos e promover um consumo mais sustentável, como é o caso da CCR Aeroportos, que tem este compromisso em suas estratégias de gestão, como explica o Gerente do Aeroporto Internacional Afonso Pena, Eden Pisani Junior.

 

“A CCR Aeroportos possui uma estratégia de âmbito internacional no cuidado com o meio ambiente, uso sustentável de elementos naturais e na utilização, cada vez mais, de fontes de energia renováveis em seus 20 aeroportos, sendo 17 no Brasil”, destaca Eden. Acredito que um dos recursos mais importantes e necessários para a vida seja a água, e por isso nos preocupamos em manter uma estação própria de tratamento e coleta de água da chuva, reduzindo o consumo drasticamente e lançando mão de um recurso que seria totalmente perdido sem esse tipo de estrutura”, finaliza o gestor.

 

Sobre a CCR Aeroportos

A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros por ano.

 

Informações para a imprensa

 

Aeroporto Internacional de Curitiba (CWB)
Grupo Excom

Juliane Fladzinski | (41) 9 9792-3025 | juliane.f@excom.com.br

Rodrigo Zanotto | (41) 99544-6711 | rodrigo.zanotto@excom.com.br

 

CCR Aeroportos
InPress Porter Novelli
Mariana Belloti | (11) 99977-7382 |
mariana.belloti@inpresspni.com.br