Aeroporto de Teresina realiza ações preventivas de segurança

Ações de prevenção são fundamentais para evitar acidentes tanto aéreos, quanto durante as manobras de pouso e decolagem. Por isso, a CCR Aeroportos, concessionária que administra o Aeroporto de Teresina (THE), segue protocolos rígidos de segurança. Uma das ações preventivas realizadas no aeroporto é a “Caça F.O.D.” (sigla da expressão em inglês Foreign Object Debris ou Detritos de Objetos Estranhos, em tradução livre), que consiste em uma caminhada pela área operacional do aeroporto em busca de qualquer objeto estranho à operação, como itens perdidos por passageiros ou derrubados durante o serviço e trânsito de aeronaves, veículos e equipamentos no pátio. 

“A busca por objetos estranhos na área operacional é uma prática diária das Equipes Safety e de Operações do aeroporto. Mas, periodicamente, ampliamos essa atividade e envolvemos diversas equipes para reforçar esse cuidado que ajuda a garantir a integridade e segurança de todos”, explica o gerente do Aeroporto de Teresina, Eden Pisani Júnior.

A primeira Caça F.O.D do ano aconteceu na última semana e, para tanto, várias equipes da comunidade aeroportuária participaram da atividade, como colaboradores da CCR, bombeiros do aeródromo, integrantes do serviço de assistência médica e da torre de controle. Eles partiram em busca de objetos que pudessem comprometer o funcionamento do aeroporto e até mesmo causar acidentes, pois os motores dos aviões puxam o ar da frente para jogá-lo para trás e, caso algum objeto seja sugado pelo motor, pode ocasionar danos e prejuízos não apenas materiais como a vidas.

Sobre a CCR Aeroportos | A CCR Aeroportos, Negócio do Grupo CCR, opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros/ano.