Aeroporto da Pampulha muda de patamar e eleva padrão de qualidade com mais segurança e conforto

Belo Horizonte, 10 de maio de 2023 – O Aeroporto da Pampulha registrou 28.753 em movimentação de aeronaves entre maio e dezembro do ano passado. Administrado pela CCR Aeroportos desde maio de 2022, mudou de patamar e elevou o nível de conforto, comodidade e segurança, melhorando a experiência dos passageiros e está contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico regional. O aeroporto é considerado um dos grandes centros de manutenção de helicópteros e aeronaves executivas, comerciais e de pequeno porte do Brasil.

Durante os primeiros meses, manutenções necessárias na infraestrutura, como em iluminação, acessibilidade, sinalização e tecnologia, foram realizadas para adequação aos padrões operacionais.

 

De acordo com Rodrigo Cortes, gerente-executivo de Aeroportos da CCR Aeroportos, essas obras da primeira fase são essenciais para a continuidade do investimento em infraestrutura do aeroporto. “O objetivo é dar sequência nas melhorias para o crescimento e desenvolvimento da região e do aeroporto”, destaca.

 

O Aeroporto da Pampulha ainda contribuiu com o repasse de R$ 300 mil para a cidade de Belo Horizonte, por meio do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), entre março e dezembro de 2022.

 

Requalificação de infraestrutura

 

A CCR Aeroportos providenciou ajustes como correção de fissuras, infiltrações, manchas e desgastes na pintura de paredes e forros (inclusive na área externa) do Terminal de Passageiros. O trabalho contou com a revisão da cobertura em geral, troca de telhas quebradas, tratamento e impermeabilização de infiltrações e refixação e troca de rufos e calhas.

 

Em relação à iluminação, foram realizadas revisão e melhorias na iluminação interna e externa do sistema do terminal. A CCR Aeroportos identificou a necessidade de substituição e troca de lâmpadas, drivers, reatores e suportes danificados.

 

Com um terminal para atendimento exclusivo de passageiros da aviação geral, já que somente esse tipo de operação é realizado no local, o Aeroporto da Pampulha possui apenas esteiras de restituição de bagagem, as quais passaram pelo processo de lubrificação. Já em relação ao ar-condicionado presente nos saguões de embarque e desembarque, foi necessária a troca de gás, limpeza e higienização do sistema de climatização.

 

Em atendimento às recomendações da norma NBR 9050 de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, o aeroporto fez uma análise das configurações do piso podotátil e a manutenção dos elementos para melhorar o atendimento ao passageiro.

 

Na sinalização, a concessionária realizou a revisão e revitalização das marcações horizontais e verticais nas vias de acesso ao terminal. A ação contou também com o reforço na sinalização de informação no terminal de passageiros.

 

Novos Serviços

 

Entre os primeiros investimentos, esteve o aumento em dez vezes da velocidade do Wi-Fi fornecido no aeroporto. Além de melhoria na velocidade, houve ampliação da cobertura do Wi-Fi, que é totalmente gratuito.

 

Em linha com o objetivo da companhia, que é contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e potencializar as vocações das regiões onde atua, a CCR Aeroportos lançou o projeto Cidade dos Hangares, que apresenta oportunidades de áreas para construção de hangares no Aeroporto da Pampulha. Com a previsão da entrega dos lotes prontos para a construção dos hangares em até 24 meses, a Cidade de Hangares oferece infraestrutura básica para viabilizar conforto, segurança e praticidade aos clientes e toda a cadeia de negócios da aviação executiva.

 

As áreas serão a partir de 4.000 metros quadrados (um lote já foi vendido), conta ainda com pista atual de 2.364 metros de comprimento e operação 24 horas por dia e 7 dias na semana.

 

Sobre a CCR Aeroportos

A CCR Aeroportos, Negócio do Grupo CCR, opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros/ano.

 

 

Informações para a Imprensa:

InPress

ccraeroportos@inpresspni.com.br

(11) 98916-3443 | (11) 99977-7382