Aeroporto da Pampulha alerta para os riscos de pipas

Belo Horizonte, 30 de agosto de 2023 – O Aeroporto da Pampulha, administrado pela CCR Aeroportos, realiza diariamente um intenso trabalho de segurança aeroportuária para garantir um ambiente seguro e protegido de adversidades. Somente de janeiro a julho deste ano foram recolhidas 265 pipas na área operacional, sendo cerca de 240 pipas nos meses de maio e julho. O aumento desses registros ocorre entre junho e setembro, pois nessa época do ano, devido ao clima seco com ventos fortes e também às férias escolares, torna mais frequente esse tipo de ocorrência no aeroporto.

Não importa a época do ano, soltar ou empinar pipas perto dos aeroportos representa um risco para as operações aeroportuárias. Isso acontece porque as pipas podem causar danos aos componentes das aeronaves, especialmente durante a decolagem e o pouso. Além disso, há o perigo de pessoas tentarem entrar indevidamente nas áreas do aeroporto para recuperar as pipas que caíram nessas regiões restritas.

Para Fabiano Reis, gerente do Aeroporto da Pampulha, é fundamental conscientizar a população sobre os riscos envolvidos na prática de soltar pipas próximas a áreas aeroportuárias. “Nossa prioridade é garantir a segurança, por isso reforçamos a necessidade de colaboração de todos para evitar qualquer atividade que possa comprometer as operações aeroportuárias e a segurança de voo”, afirma.

Motivos para não soltar pipa perto de aeroporto:

  • O ar quente provocado pelo motor de um avião pode gerar ventos de até 160 km/h a uma temperatura de mais de 60º C, e pode levar uma pessoa à morte;
  • Pipas podem enroscar nas aeronaves em pousos e decolagens;
  • Pipas podem ser sugadas pelos motores e atrasar voos;
  • Cerol pode cortar ou danificar equipamentos e ocasionar acidentes;
  • Tudo isso coloca em risco a vida de passageiros e tripulação.

 

Pipa Legal é Pipa Longe do Aeroporto

Para alertar e conscientizar as crianças, adolescentes e jovens, a equipe do aeroporto preparou abordagens educativas em escolas, alertando para os riscos de soltar pipas próximo ao aeroporto, inclusive o uso de cerol. Além disso, destacaram a importância de não atrair animais para o aeroporto e de não entrar no sítio aeroportuário para recolher pipas que caírem.

Em Belo Horizonte, a campanha foi realizada no mês de junho em seis escolas (municipais e estaduais), todas localizadas próximas ao aeroporto. As apresentações foram conduzidas pelos responsáveis pela área de Safety e pelos supervisores de Operações e Emergência. Mais de 1,8 mil alunos foram sensibilizados de forma interativa e didática. Como a maioria é composta por moradores das comunidades adjacentes, o tema foi recebido com muita atenção e cuidado por eles.

Segundo Nathalie Fonseca, assistente de Safety, "A campanha educativa nas escolas foi um sucesso e nos deixou muito satisfeitos com o resultado. Foi gratificante ver o interesse e a conscientização dos alunos em relação aos riscos de soltar pipas próximo ao aeroporto. Acreditamos que, com essas ações, estaremos contribuindo para um ambiente mais seguro para todos, e esperamos que a mensagem se espalhe entre as comunidades próximas ao aeroporto, evitando acidentes e garantindo a proteção de todos. Além disso, entregamos folhetos com orientações e explicações sobre os perigos que a pipa e o cerol podem causar no aeroporto."

 

 

Sobre a CCR Aeroportos

A CCR Aeroportos, Negócio do Grupo CCR, opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros/ano.

 

Mais informações à Imprensa

InPress

ccraeroportos@inpresspni.com.br

(11) 98916-3443 | (11) 99977-7382