Aeroporto de Petrolina traz orientações de cuidados com as bagagens nas viagens de fim de ano

O fim do ano chegou e muitos aproveitam a temporada de festas para viajar. Por isso, nesse período, é esperado um grande fluxo de viajantes passando pelos aeroportos do Brasil. No sertão pernambucano não seria diferente e, em dezembro, a estimativa é que mais de 50 mil pessoas cruzem os portões do Aeroporto de Petrolina (PNZ). Com a grande movimentação, é importante que os passageiros se atentem as suas bagagens para evitar transtornos.

 

A primeira recomendação é observar que tipo de bagagem será usada. Vai passar mais tempo e precisar despachar uma mala grande? Ou será uma viagem mais curta e vai usar apenas uma bagagem de mão? Cada tipo de bagagem possui suas regras como limite de tamanho e peso, itens que podem ser levados e valores cobrados em casos de despacho, conforme determinação das companhias aéreas. Em seguida é importante fazer um checklist de tudo que está sendo levado na mala. Dessa forma será mais facil identificar em casos de extravio de bagagens despachadas.

 

Para o Gerente do Aeroporto de Petrolina, Jamerson Vasconcelos, alguns cuidados são fundamentais para viajar sem adversidades. "Na hora da compra das passagens, é importante checar todas as informações sobre tarifas. Geralmente, não está incluso o despacho de bagagens nas principais companhias aéreas e é preciso pagar uma tarifa a parte para despachar. Mas, as companhias permitem que o passageiro leve uma bagagem de mão com peso de até 10kg e um item pessoal como bolsa, mochila ou sacola", explica.

 

Para iniciar a viagem de forma tranquila e segura, em casos que é preciso despachar a mala, o aeroporto recomenda que os passageiros cheguem com 2 horas de antecedência. Já para viagens com mala de mão, basta chegar apenas 1h30 antes do voo. "Fazer o check in online é uma opção para adiantar o processo. Além disso, é de suma importância que o passageiro se atente aos horários e portão de embarque, assim não se atrasam e não correm o risco de perder o voo", reforça o gerente.

 

Bagagem de mão

 

Para os viajantes de plantão não serem pegos de surpresa e precisarem se desfazer de algum bem, o Aeroporto de Petrolina também ressalta sobre objetos proibidos na bagagem de mão, de acordo com Resolução Nº 515, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e que são identificados no procedimento de inspeção dos aeroportos.

 

Para garantir a segurança de todos a bordo da aeronave, é obrigatório que o passageiro passe pela inspeção por meio de um raio-x. É um processo rápido que visa evitar que itens perigosos sejam levados a bordo. Objetos como estiletes, tesouras, facas, isqueiros, substancias explosivas ou tóxicas são os mais apreendidos. A lista completa está disponivel na resolução da ANAC e tambem faz parte do contrato entre passageiro e companhia aérea no momento da compra das passagens.

 

Outras orientações de cuidados com bagagens e itens pessoais

 

- Tire fotos da mala e dos itens levados.

- Confira a etiqueta com as informações da bagagem despachada e guarde o comprovante até o fim da viagem.

- Tenha malas diferentes, coloridas e com detalhes que facilitem a identificação. Dessa forma é mais facil localizar. Mas, se a mala for de cores neutras e mais comuns é recomendado que adesive ou use itens que possam diferenciar das demais. Quanto mais personalizada, mais fácil será para a identificação da mesma.

- Evite levar objetos de valor como joias, dinheiro e eletrônicos em bagagem despachada. Prefira levar esses itens na bolsa ou bagagem de mão

- Não descuide dos seus itens pessoais em áreas públicas dos aeroportos. Tenha sempre no campo de visão para evitar que sejam trocadas ou levadas, principalmente em períodos de grande fluxo de circulação de pessoas como nas festas de fim de ano.

- Em casos de extravio de bagagem, quando elas não chegam ao destino, informem imediatamente a companhia área para que tomem as medidas necessárias.

- E sempre tenha em mãos, documento de identificação e cartão de embarque impresso ou online. Assim, agiliza o processo e evita atrasos.

 

Sobre a CCR Aeroportos

 

A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em quatro países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros por ano.

 

 

Mais informações à Imprensa

InPress

ccraeroportos@inpresspni.com.br

(11) 98916-3443 | (11) 99977-7382