Instituto CCR e CCR Aeroportos apoiam ações sociais da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

 

O Instituto CCR e a CCR Aeroportos, por meio do Aeroporto da Pampulha e do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, apoiam ações sociais promovidas em parceria com o Instituto Cultural Filarmônica, uma associação civil sem fins lucrativos responsável por estruturar e manter a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, até dezembro. 

O projeto, realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, busca fomentar a magia da música de concerto nas cidades de Belo Horizonte, Confins, Pedro Leopoldo e Vespasiano. Até o final do ano, instituições musicais selecionadas nestas cidades receberam um calendário diverso de atividades gratuitas. Entre as ações promovidas estão palestras, aulas coletivas de prática instrumental, master classes dos vários grupos que compõem as famílias de instrumentos da orquestra e apresentações com o Grupo de Câmara da Filarmônica.

Outras iniciativas contempladas foram os “Concertos Didáticos”, apresentações gratuitas dedicadas a crianças, jovens e adultos da rede pública de ensino e instituições sociais, visitas guiadas à Sala Minas Gerais, um dos principais espaços de música erudita da América Latina, e ensaios abertos para mostrar um pouco do processo que leva a montagem de um concerto.  

Para Sergio Ribeiro, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da CCR Aeroportos, a ação é uma oportunidade de levar Cultura e Educação às regiões atendidas pelos aeroportos administrados pela operadora. “A música é uma ferramenta fundamental de transformação social. Como uma empresa referência em mobilidade humana, temos como compromisso, junto ao Instituto CCR, de apoiar iniciativas que levem arte, conhecimento e entretenimento a todos. Ao apoiar ações realizadas pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais contribuímos positivamente para a sociedade”, diz Sergio. 

O projeto acontece desde setembro e seguirá até novembro. As instituições beneficiadas são Corporação Mestre Mário Pereira da Luz, em Confins, Banda Jovem de Vespasiano e Corporação Musical Nossa Senhora de Lourdes, em Vespasiano, e Orquestra Sinfônica Cachoeira Grande, em Pedro Leopoldo.

O Instituto CCR 
Entidade privada sem fins lucrativos que gerencia o investimento social do Grupo CCR, proporcionando transformação com apoio a projetos via leis de incentivo, campanhas institucionais e por meio dos programas proprietários: o Caminhos para a Cidadania - atendendo mais de 1,3 mil escolas, e o Estrada para a Saúde – presente em seis regiões. O foco do Instituto CCR é em inclusão social por meio de iniciativas de geração de renda, saúde, educação, cultura e esporte. Desde a sua criação em 2014, já foram gerenciados R$ 163 milhões, e, somente em 2020, cerca de 2,5 milhões de pessoas foram impactadas em comunidades de 115 cidades, situadas em trechos de atuação das concessionárias da companhia. Saiba mais em www.institutoccr.com.br

Sobre a CCR Aeroportos | A CCR Aeroportos, Negócio do Grupo CCR, opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em cinco países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros/ano.